top of page

COLEÇÃO

logo Ancestral.png

A coleção "Qual Ancestral você quer ser?" tem como intuito reconhecer através de histórias e trajetórias o papel fundamental de pessoas pretas na construção do que se considera arte e moda, a partir de um olhar decolonial a fim de reescrever ou apresentar uma nova visão sobre esses meios.
Como forma de consolidar essa narrativa, contamos a história de pessoas pretas de uma determinada família chamada Cortes do Carmo, coligando a perspectiva e a relação que cada mulher dessa linha genealógica teve com a moda.


O início dessa jornada começa a partir da trajetória da matriarca Elisabeth Cortes do Carmo, que teve como fonte de renda um dos pilares mais importantes da indústria da moda sendo modelista e costureira quando chegou em São Paulo na década de 60. Seguindo para sua filha Elaine Cortes do Carmo, que sempre usou o artesanato como hobby e um lugar de exercer sua criatividade, desenvolvendo peças autorais através do crochê, vendo ali uma forma de também conseguir uma renda extra para dar suporte à sua família. E por final seguindo para Leticia Cortes, filha de Elaine e neta de Elisabeth, que viu na moda uma forma de se expressar e mudar o mundo com sua vivência, se tornando estudante de Produção de Moda, co-criadora e diretora criativa da marca VOLAT.


Entre muitas fotografias, histórias e memórias, um símbolo atravessa a história dessas três mulheres, que é a porta central da casa de Elisabeth Cortes, que foi inserida na família desde a sua construção nos anos 60. A porta sempre permaneceu através do tempo e ficou marcada como um lugar central para os retratos da família. Ela é especial por diversos motivos, mas dentre os pontos marcantes o símbolo presente nesta porta também é um sinônimo da Ancestralidade, pois contêm esculpido um Bese Saka, símbolo Adinkra que representam ideias expressas em provérbios, e foi perpetuado nos trabalhos em ferro pelos escravos como forma de manifestar resistência e de preservar suas raízes ancestrais na realização dos trabalhos forçados durante a escravidão. Esses símbolos permanecem esculpidos até hoje em grades e portões e podem ser vistos espalhados pelo Brasil inteiro.
Esta coleção vem como um rito de passagem e de amadurecimento da Volat Brand e seu posicionamento cada vez mais lapidado no mercado, se compreendendo como uma grife nacional que desenvolve produtos a partir do olhar e perspectiva de comportamentos e movimentos sociais, linkado com um design inovador e versátil pensando sempre na praticidade, autenticidade e futuro no desenvolvimento das peças.
Com isso, através da coleção revisitamos o passado, para compreender o presente e desenvolver o seu futuro, assim como o provérbio de Sankofa, outro símbolo Adinkra. A coleção “Qual ancestral você quer ser?” tem como objetivo demonstrar e questionar os movimentos que tem se construído na moda, buscando trazer atenção para um dos fundamentos mais importantes para a marca e para toda cadeia da indústria da moda, que é questionar quem são e quais são as histórias das pessoas que fizeram ou fazem parte da cadeia de produção e manutenção do mercado.
Assim se fez importante que pela coleção diversos elementos estivessem presentes como símbolos da construção dessa narrativa, apresentando para o público como a influência da ancestralidade molda o futuro e detém a base da indústria que atravessa gerações.

DESFILE

DESFILE NA 50ª CASA DE CRIADORES

Produção executiva: Volat Brand @volatbrand / @projetopim / @maroka.urb Diretora criativa: Letícia Cortes @lcoortes
Desenvolvimento de coleção: Scarleth Moraes @moraescarleth / Cássio Nunes @cassio.prettoh7 / Elê @elecosturasetccs / Elaine Cortes @elainecortesdocarmo / Rita Santos @ritasantod / Simony Tavares @syepry
Direção de arte e Styling: Xamânica @xamanicaa
Assistente de styling: Stefany Sampaio @sthefanilda
Fotografia: Marcelo Soubhia/@agfotosite / Tankian @tankianpelacity
Sample: Dj Luizfe7 @luizfe7
Calçados: Melissa @melissaoficial
Modelos: Vitor de Oliveira @vitortarde / João Victor Fernandes @victhornandes / Mirella Cazoni @mirellacazonib / Jordana Helena Sandrin @___jordanaa / Victoria Benedan @viivenuz
Patrocinadores: Sou de Algodão @soudealgodão / Santista Jeans Wear @santistajeanswear
Apoio: Vicunha @vicunhabrasil / Santista @santistajeanswear / Etikju Etiquetas @etikjuetiquetas / Círculo @circuloprodutos / Mamut Malhas @mamutmalhas / Canatiba Têxtil @canatibatextil / Melissa @melissaoficial / Maroka @marokaurb / Precinhos @precinhos
Comunicação e Marketing: @lucassalvaro

AWARENESS
bottom of page